Comissão do Código de Processo Penal realiza nova audiência nesta terça

Data: 23/08/16

A comissão especial que analisa o projeto do novo Código de Processo Penal (PL 8045/10) promove nova audiência pública, nesta terça-feira (23), para discutir a persecução penal. Persecução Penal é o procedimento criminal brasileiro que consiste na investigação preliminar e ação penal.

No início deste mês, em audiência na comissão, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Antonio Santoro defendeu a desvinculação do juiz que participa de alguma maneira da interceptação telefônica, do juiz que vai atuar no julgamento. Desta vez foram convidados para discutir o assunto: - o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Ney Barros Bello Filho; - a professora da Universidade Federal da Bahia, Daniela Portugal; - o professor da Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Marcos Paulo Dutra Santos; e - a representante da Rede Justiça Criminal Andressa Porto.

O debate foi proposto pelos deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) e Paulo Teixeira (PT-SP). A audiência será realizada a partir das 14h30, em local a definir.

A Fenapef participou da audiência pública anterior, que foi realizada em 31/07, representada pelo Presidente Luís Boudens. Na oportunidade Boudens destacou durante a sua fala o momento propício para discutir o Código de Processo Penal (CPP): “É importante que a sociedade, as categorias policiais, os institutos de pesquisa e estudiosos em segurança pública participem desse momento e que esse debate não fique somente entre entidades do setor, visto que essa reforma precisa dispor de normas modernas e direcionadas para a otimização da segurança pública, que é uma área de muito interesse da sociedade como um todo”.

Para Boudens é preciso mudar o atual modelo de investigação criminal pois, segundo ele, o atual modelo é cartorializado, lento, burocrático e prejudica a população ao não atender uma demanda recorrente de falta de segurança. Outro ponto ressaltado pelo presidente da Fenapef foi a necessidade de separar a polícia judiciária da polícia investigativa. “Nessa divisão é importante ficar claro o conceito de autoridade policial que é atributo inerente a todo policial no exercício da função de policiamento do Estado“. 

Boudens sugeriu ainda que os agentes voltem a ir à cena do crime. “Hoje em dia é raro um agente estar no local após um delito. Em geral o perito vai até o local e depois de alguns dias é que um policial federal tem acesso a algo que poderia ter sido feito bem antes. A reforma do Código de Processo Penal brasileiro precisa dispor de normas modernas e direcionadas para a otimização da segurança pública”, concluiu.

Assista o vídeo da participação do Presidente da Fenapef: Presidente da Fenapef aponta propostas para modernização da segurança pública no novo CPP

foto audiencia

OUTRAS NOTÍCIAS

Gigantes do crime

Presidente da Fenapef debate Reforma da Previdência em audiência pública...

Para a CUT, recuo de Temer é insuficiente: 'Queremos retirada do projeto'

Meirelles descarta medidas para compensar mudanças na Previdência