BRASIL DA IMIGRAÇÃO

Data: 19/06/17

O Brasil pode assumir posição de vanguarda diplomática ao conceder, a partir deste ano, o visto por acolhimento humanitário, de caráter temporário. Num momento em que assistimos a ameaças de muros e políticas mais duras de imigração. O nosso país quer acolher aqueles que passam necessidades que comprometem suas vidas.

Vale lembrar que a Polícia Federal passa a operar, ainda este ano, com uma nova Lei de Imigração. A lei, sancionada em maio, traz como novidades a atenção e proteção total à criança e ao adolescente estrangeiro; repúdio à xenofobia; facilitação no processo de regularização de estrangeiros irregulares; fortalecimento da integração com a América Latina, para além do Mercosul e acolhimento humanitário de imigrantes em situação de vulnerabilidade e comprometimento da vida. Claro que o controle e a previsão de reprimenda e retirada compulsória do território nacional continuam, só que mais atenuados. Aproveitamos para saber da PF quem são os imigrantes no Piauí. São, principalmente, chineses, colombianos, portugueses, espanhóis, norte-americanos e argentinos.

Quer saber mais? O Falando Nisso vai abordar o tema, dia 26, 21h, na Rede MN. Nossos convidados são o agente especial da Polícia Federal, Marcos Vinicius Gomes Avelino, e Fonseca Neto, professor de História. Imperdível!

Fonte: Jornal Meio Norte

OUTRAS NOTÍCIAS

Servidores da Polícia Federal mais uma vez protestam por valorização

Eles têm histórias para contar: Delemaph

Policiais federais, rodoviários federais e penais se reúnem para cobrar compromisso do governo

Ato por valorização reúne grande número de servidores da Polícia Federal