Ação da Proporcionalidade é adiada mais uma vez

Data: 08/08/17

O julgamento do Recurso Especial, que trata da Ação da Proporcionalidade, que seria votado nesta terça-feira (8), foi novamente adiado. O motivo do cancelamento se deu em razão do gabinete do ministro Mauro Campbell não ter devolvido, a tempo, os autos para apreciação da segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na ocasião, os advogados da ação, Franco de Oliveira e Nabor Bulhões, acompanhados pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, e diretores Federação se reuniram com os ministros integrantes da turma julgadora, para esclarecer questões técnicas do recurso e manifestar a preocupação e a expectativa da carreira em relação ao resultado do julgamento.

O Diretor Jurídico da Fenapef, Adair Ferreira, avaliou como positivo o adiamento da sessão, pois em razão disso os ministros que estão substituindo os ministros que se aposentaram tiveram conhecimento de todo o histórico da ação e da tese jurídica defendida pela Federação no Recurso Especial. “Esperamos que os ministros reconheçam os direitos dos policiais federais na ação e determine o prosseguimento da execução dos valores devidos”.

A ação ampara escrivães, papiloscopistas, agentes e peritos que atuavam no Departamento de Polícia Federal quando ocorreu a equiparação dos salários dos delegados com os procuradores da república.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), proponente do recurso, argumenta que na época os EPA’s (escrivães, papiloscopista e agentes) e peritos recebiam entre 60% e 80%, respectivamente, da remuneração do cargo delegado. Após a equiparação, a proporcionalidade não foi observada. Portanto, a ação busca o recebimento da diferença remuneratória para EPA’s e peritos, no período em que perdurou a paridade salarial entre delegado e procurador da república.

  Agência Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ