Polícia Federal desencadeia operação para combate a fraudes em processos de licitação do PAC

Data: 24/04/15

 

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União, deflagrou  hoje, 24, a Operação Caronte, com o objetivo de desarticular associação criminosa responsável por fraudes a licitações de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos municípios de Cuiabá e Sapezal.  Inicialmente a informação nos bastidores era quanto a uma ação com foco em crimes ambientais.



Segundo a assessoria da PF, a  investigação teve início em 2015 a partir de nota técnica apresentada pela CGU, que identificou possíveis irregularidades em empresa que figurou como única concorrente em licitações dos referidos municípios.  

A Polícia Federal informou que a empresa estava desativada há mais de dez anos e recentemente passou a participar e vencer licitações utilizando-se para tanto de documentos falsos, que não poderiam ter sido emitidos por uma empresa inativa.

O valor total das licitações é de R$ 6.805.257,84, sendo que até o presente momento nenhum pagamento foi feito, tendo os órgãos de investigação e controle atuado preventivamente, antes que os recursos públicos fossem mal utilizados ou mesmo desviados.

Estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão temporária, 6 mandados de condução coercitiva e 8 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 7ª Vara Federal de Mato Grosso, contando com parecer favorável do Ministério Público Federal.

O nome da operação faz referência à mitologia grega, em que Caronte é o barqueiro que conduz as almas entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

O advogado Luiz Alfeu Souza Ramos encontra-se na Superintendência da Polícia Federal nesta manhã.  Aos jornalistas ele declarou ao Olhar Direto  local para tomar conhecimento da operação e atua na defesa do contador Marcos José Martins Fernandes, um dos alvos. Um dos mandados de busca expedidos pela Justiça Federal ainda está em andamento.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ