Livro retrata trajetória de policiais federais, desde o ingresso na carreira até a aposentadoria

Data: 16/10/14

     O livro "Policial Federal: retratos de vidas e carreira", será lançado  em Salvador/BA, dia 18/10/14 (sábado) das 10h30 às 11h, no II Colóquio de Orientação Profissional, de carreira e para a aposentadoria, no Mercure Salvador Rio Vermelho.

    A obra é inspirada em vivências de um grupo formado por oito profissionais - entre eles psicólogos, assistentes sociais e policiais federais - que realizaram pesquisas ou atuaram junto à Policia Federal (PF). O resultado é uma coletânea de textos que resgatam as vivências de policiais federais e servidores da Superintendência Regional de Santa Catarina, desde o início da carreira até a aposentadoria.


    A ideia de escrever um livro sobre o tema surgiu, em 2009, logo após o término do mestrado em Psicologia na UFSC da psicóloga Marilaine Bittencourt de Freitas Lima (responsável pela organização dos textos, juntamente com a psicóloga Dulce Helena Penna Soares), quando ela pesquisou sobre o uso do tempo livre pelo policial federal aposentado. Mas, somente em 2011 é que o projeto começou a ser colocado em prática.


    A proposta dos autores teve como foco a carreira do policial, desde seu ingresso, por meio de concurso público, até a sua aposentadoria. Para tanto, foram utilizadas histórias de vida e experiências relatadas por diferentes policiais entrevistados para os objetivos do livro. Em seus relatos, eles revelaram a importância de resgatar suas vivências profissionais, as dos colegas aposentados e as daqueles ainda em atividade.


     Além de Dulce e Marilaine, também assinam a obra como autores as assistentes sociais Cristiane Coelho de Campos Marques e Fabiana Regina Ely; os psicólogos Iuri Novaes Luna e Maria da Graça Ballardin; e os policiais federais José Carlos Nedel Fagundes e Mírian Kruse dos Santos.


    O trabalho de pesquisa abrangeu funcionários de todos os cargos, funções, níveis e qualificações, os quais contaram suas histórias e autorizaram a relatar algumas partes no livro. O livro contém 10 capítulos, divididos em duas partes. A primeira parte, intitulada “POLICIAL FEDERAL: Retratos de vida até a Aposentadoria” é composta de seis capítulos e retrata a trajetória profissional do policial federal, desde as escolhas profissionais, ou seja, desde o momento da decisão de querer ser policial, passando pela aprovação em concurso e pela academia, para depois entrar, atuar e aposentar-se na Polícia Federal.


    Cada capítulo aborda um tema específico e pode ser lido separadamen- te, e na ordem que o leitor preferir. Reunidos mostram diferentes aspectos da vida pessoal e profissional dos policiais que participaram da história e demons- tram as inúmeras facetas desta instigante carreira.

OUTRAS NOTÍCIAS

Livro destaca a importância da formação policial na melhoria da segurança pública

“Imputação Criminal Preliminar e Indiciamento”, por Johnny Guimarães

Para conscientizar crianças, agente de polícia federal lança livros...

Agente da Polícia Federal lança livro religioso para reflexão de casais