Livro retrata trajetória de policiais federais, desde o ingresso na carreira até a aposentadoria

Data: 2014-10-16 17:26

     O livro "Policial Federal: retratos de vidas e carreira", será lançado  em Salvador/BA, dia 18/10/14 (sábado) das 10h30 às 11h, no II Colóquio de Orientação Profissional, de carreira e para a aposentadoria, no Mercure Salvador Rio Vermelho.

    A obra é inspirada em vivências de um grupo formado por oito profissionais - entre eles psicólogos, assistentes sociais e policiais federais - que realizaram pesquisas ou atuaram junto à Policia Federal (PF). O resultado é uma coletânea de textos que resgatam as vivências de policiais federais e servidores da Superintendência Regional de Santa Catarina, desde o início da carreira até a aposentadoria.


    A ideia de escrever um livro sobre o tema surgiu, em 2009, logo após o término do mestrado em Psicologia na UFSC da psicóloga Marilaine Bittencourt de Freitas Lima (responsável pela organização dos textos, juntamente com a psicóloga Dulce Helena Penna Soares), quando ela pesquisou sobre o uso do tempo livre pelo policial federal aposentado. Mas, somente em 2011 é que o projeto começou a ser colocado em prática.


    A proposta dos autores teve como foco a carreira do policial, desde seu ingresso, por meio de concurso público, até a sua aposentadoria. Para tanto, foram utilizadas histórias de vida e experiências relatadas por diferentes policiais entrevistados para os objetivos do livro. Em seus relatos, eles revelaram a importância de resgatar suas vivências profissionais, as dos colegas aposentados e as daqueles ainda em atividade.


     Além de Dulce e Marilaine, também assinam a obra como autores as assistentes sociais Cristiane Coelho de Campos Marques e Fabiana Regina Ely; os psicólogos Iuri Novaes Luna e Maria da Graça Ballardin; e os policiais federais José Carlos Nedel Fagundes e Mírian Kruse dos Santos.


    O trabalho de pesquisa abrangeu funcionários de todos os cargos, funções, níveis e qualificações, os quais contaram suas histórias e autorizaram a relatar algumas partes no livro. O livro contém 10 capítulos, divididos em duas partes. A primeira parte, intitulada “POLICIAL FEDERAL: Retratos de vida até a Aposentadoria” é composta de seis capítulos e retrata a trajetória profissional do policial federal, desde as escolhas profissionais, ou seja, desde o momento da decisão de querer ser policial, passando pela aprovação em concurso e pela academia, para depois entrar, atuar e aposentar-se na Polícia Federal.


    Cada capítulo aborda um tema específico e pode ser lido separadamen- te, e na ordem que o leitor preferir. Reunidos mostram diferentes aspectos da vida pessoal e profissional dos policiais que participaram da história e demons- tram as inúmeras facetas desta instigante carreira.

OUTRAS NOTÍCIAS

“Imputação Criminal Preliminar e Indiciamento”, por Johnny Guimarães

Para conscientizar crianças, agente de polícia federal lança livros...

Agente da Polícia Federal lança livro religioso para reflexão de casais

Livro de agente fala sobre as Interceptações telefônicas e o Processo...