Seminário discute o papel da Segurança Pública no Estado Social de Direito

Data: 01/09/14

Foi realizado na ultima quinta-feira, dia 28, o Seminário Nacional “O Papel da Segurança Pública no Estado Social de Direito”, organizado pela CSPB-Confederação dos Servidores Públicos do Brasil. O Diretor de Seguridade Social da Fenapef esteve presente ao evento , onde foi  debatido um conjunto de diretrizes elencadas pelos organizadores , com a finalidade de produzir um documento com sugestões para politicas públicas mais eficientes para a área de segurança.

 

Sendo uma das questões prioritárias do debate político nacional, o seminário foi motivado por estatísticas amplamente desfavoráveis ao modelo de segurança pública adotada no Brasil. O país perde, por exemplo, em torno de 53 mil vidas a cada ano. De acordo com Ricardo Balestreri, especialista na área de segurança pública, as principais vítimas desse sistema estão muito bem delineadas. “Eles são, em ampla maioria, negros e (ou) pobres, na faixa dos 14 aos 24 anos”.

 

Com base nessa realidade, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) busca um novo modelo de segurança pública. Seus princípios norteiam um modelo alternativo que viabilize a cidadania plena com a finalidade de constituir um projeto solidário do poder público e da sociedade.   Essas diretrizes visam dar prosseguimento ao que foi dissecado, há um ano, no Congresso da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), com acréscimos de sugestões debatidas na Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

 

O encontro estabeleceu como meta concluir, ao final do seminário,  as propostas que irão compor o item 5, sobre políticas públicas fundamentais,  do documento que será distribuído entre os principais candidatos à Presidência da República e candidatos a cargos no Poder Legislativo Federal.  

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ