Federação divulga nota de apoio à intervenção da PGR e STF

Data: 23/05/14

 

NOTA PÚBLICA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS

Chega de Sensacionalismo e Uso Político das Investigações

 

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e seus milhares de policiais federais sindicalizados vêm publicamente parabenizar o exmo. Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, e o exmo. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que impediram o nocivo sensacionalismo e o uso político das operações da Polícia Federal.

 

Nesta semana, o Ministério Público Federal e o STF proibiram que delegados federais divulgassem informações da operação Ararath, que apura o desvio de recursos e lavagem de dinheiro no estado do Mato Grosso. Segundo os dirigentes da Fenapef, esse episódio motivou uma espécie de “chilique” da associação de delegados.

 

Segundo Luís Antônio Boudens, vice-presidente da Fenapef, “os agentes federais investigam, realizam as operações de inteligência, enfrentam efetivamente os criminosos e constroem as operações, e sempre causou revolta entre os servidores a apropriação intelectual e uso político das investigações por chefias consideradas burocratas pela base”.

 

A Fenapef é registrada no Ministério do Trabalho como única representante sindical de todos os cargos policiais federais em âmbito nacional, e pretende iniciar uma auditoria dos eventuais excessos cometidos por chefias da PF, em divulgações consideradas sensacionalistas e vazamentos propositais de informações sigilosas, a exemplo do que ocorreu na operação Lava-Jato.

 

“O policial serve para investigar e produzir provas, e não para fazer firulas com o esforço dos outros. A natureza do trabalho policial é sigilosa. Esses vazamentos e o uso político das operações devem ser proibidos, pois pessoas não condenadas, consideradas ainda inocentes conforme nossa Constituição, são devassadas e expostas à execração pública”, completa Boudens.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ