PI: Policiais Federais realizam paralisação nesta quarta (02)

Data: 02/04/14

 

Durante os dias 02 e 03 de abril, Policiais Federais de todo o país realizarão atos de paralisação. No Piauí, os policiais se concentrarão em frente a Departamento de Polícia Federal/Superintendência Regional, na Avenida Maranhão, Centro de Tersina. Em protesto, nesta quarta-feira (02), agentes, escrivães e papiloscopistas federais de todo o país realizam atos públicos em homenagem aos policiais federais.

Segundo eles, uma das motivações que levou ao ato foi o descompromisso do Governo Federal para com a classe e exigem o reconhecimento e, principalmente a valorização da vida de servidores públicos.

Os sindicatos levantaram indícios de perseguição, assédio moral ou punição disciplinar de servidores que acabam cometendo desvios de função por decorrência de problemas psíquicos. Eles também denunciam a possibilidade de improbidade administrativa pelo descumprimento da Instrução Normativa n. 02/2009 – DG/DPF, que criou o Programa de Atendimento Biopsicossocial.

Jones Borges Leal, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, resume a situação: “enquanto se vivencia um comportamento típico da época de repressão militar, nenhuma medida está sendo tomada pela administração da PF, que observa, omissa, o histórico absurdo de policiais desmotivados, com doenças psíquicas e uma absurda estatística de suicídios”.

 

Os sindicatos da PF

Nesse contexto preocupante, entre os dias 06 e 11 de julho de 2013, a federação realizou uma pesquisa sobre o ambiente organizacional na sua base de 13.300 sindicalizados, nos cargos policiais de agente, escrivão e papiloscopista. E o resultado da pesquisa foi impactante, pois revelou que 30% dos policiais federais em serviço disseram que, por causa do trabalho na Polícia Federal, já se submeteram ou se submetem a algum tipo de tratamento psicológico ou psiquiátrico.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ