SC: Polícia Federal faz paralisação de 48 horas em todas as delegacias

Data: 25/02/14

 A Polícia Federal (PF) de Santa Catarina participa, nesta terça (25) e quarta-feira (26), das paralisações nacionais da categoria. Nesta manhã, segundo o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc), ocorrem manifestações em todas as delegacias da entidade. Agentes que trabalham em serviços considerados essenciais, como de passaporte e aeroportos, não estão parados, segundo o sindicato.

Em Florianópolis, os policiais fazem manifestação em frente à Superintendência da PF, na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica. Cerca de 70 policiais federais participavam, segundo o presidente do Sinpofesc, Joel Moraes Ferreira. As delegaciais de Chapecó, Criciúma, Joinville, Dionísio Cerqueira e Lages também aderiram às manifestações.

 Conforme o presidente, os serviços de aeroportos, portos, passaporte, atendimento aos estrangeiros funcionam normalmente. Nos outros setores da PF, a adesão é à paralisação é de 90%.

Entre as reivindicações da categoria estão a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, que reestrutura o modelo de segurança pública a partir da desmilitarização do modelo policial, a reorganização da polícia e a carreira única, em que o agente chegue à chefia por meritocracia e não por concurso público.

O Ministério do Planejamento, através de sua assessoria, afirmou que nos dois últimos anos, a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8% e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma que, neste momento, não há margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido nacionalmente, pois causaria impacto na folha de pagamento. Mas ressalta que as negociações estão abertas.

O Ministério da Justiça, responsável pela segurança pública nacional, que informou que o posicionamento cabe à própria Polícia Federal, que afirma que não irá se pronunciar sobre a greve.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ