Habeas corpus garante manifestação dos policiais federais no Santinho

Data: 19/02/14

 

Habeas corpus garante manifestação dos policiais federais no Santinho
Cerca de 30 policiais federais protestaram na frente do Costão do Santinho (Foto: Polícia Federal SC/Divulgação)

 

A Justiça concedeu aos policiais federais um habeas corpus que permite a realização de manifestações na região do Costão do Santinho e do Clube P12. Os policiais foram barrados duas vezes nas manifestações de terça-feira (18), em praça pública, pelo comando da operação de segurança no evento da Fifa no Norte da Ilha. Eles pedem maior debate na segurança pública e reestruturação de carreiras dentro da corporação.

 

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc), Joel Moraes Ferreira, comentou que a medida foi necessária devida situação enfrentada pelos manifestantes no primeiro dia de protestos no Costão do Santinho.

 

- É o nosso direito de ir e vir. Fomos barrados duas vezes, sem explicação nenhuma, quando tentamos manifestar em praça pública. Isso porque estávamos com a camiseta a favor da aprovação da PEC 51. Então ganhamos o habeas corpus para nos manifestarmos lá e também na região de Jurerê -, explica.

 

A ideia dos protestos na região de Jurerê Internacional é visibilidade, uma vez que a maioria dos dirigentes e integrantes oficiais da Fifa estão hospedados em casas e hotéis da região, além do jantar para imprensa credenciada no evento.

 

Durante a tarde desta quarta-feira (19), haverá uma reunião entre os policiais para o planejamento das manifestações. O habeas corpus garante o livre acesso daquelas áreas para reunião, manifestação pacífica e liberdade de locomoção até quinta (20).

 

A manifestação que aconteceu na terça (18) reuniu cerca de 30 policiais, que protestaram a 700 metros de distância do resort. Mesmo à distância, eles conseguiram estender faixas de protesto para a comitiva do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ