Policiais federais protestam na sede do Jaraguá e pedem autonomia para polí­cias

Data: 19/12/13

Cerca de 20 policiais federais protestaram, na manhã desta quarta-feira (18), em frente à sede da Polícia Federal, no bairro de Jaraguá, pela reestruturação da carreira. O objetivo, segundo os manifestantes, é fazer uma pressão para a direção que não apoia a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de número 51 e que prevê mudanças nas atividades policiais em todo o território nacional. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas (Sinpofal), Jorge Venerando, o protesto quer pressionar a direção da Polícia Federal que se articula para a criação de uma nova emenda que somente iria privilegiar o trabalho dos delegados com uma carreira jurídica. “Essa proposta defendida por eles não traz nenhum benefício no combate à violência, é um apartheid, pois só garante privilégios aos delegados”, afirma.

A proposta dos delegados ainda está sendo discutida e não foi encaminhada ao Congresso Nacional. A PEC 51 defendida pelos policiais federais propõe a criação de uma carreira única em todas as polícias de caráter civil, militar e federal. “A intenção é fazer com que a Polícia Civil, por exemplo, passe a atuar com uma ação ostensiva e investigativa”, diz o presidente.

Na visão dos policiais, a mudança beneficiaria a população já que a transição pretende dar autonomia para cada órgão investigar e agir. “Assim não iria descaracterizar o crime, pois a estrutura da nossa polícia não defende os interesses do cidadão”, complementa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ